quarta-feira, 12 de maio de 2010

Rapazes da Associação Via Nova desfrutam de um Dia Radical na Póvoa de Lanhoso

Adrenalina, emoção e sorrisos de felicidade foram a imagem característica do dia.

No passado dia 1 de Maio, “Dia do Trabalhador”, os rapazes da Via Nova tiveram a oportunidade de passar um “dia radical” na Póvoa de Lanhoso.
Acompanhados por dois técnicos da Associação, os 11 rapazes iniciaram o dia pelas 7:30 h, quando rumaram a terras minhotas para, no concelho da Póvoa de Lanhoso, terem um dia de actividades radicais no parque Diverlanhoso.
Depois de recebidos pelos responsáveis do Parque, os jovens dirigiram-se à área envolvente da lagoa artificial para darem início à primeira actividade do dia: a “bola gigante insuflável”.

Enquanto os monitores do Parque preparavam o material houve oportunidade para um breve convívio entre todos e para se desfrutar da bela paisagem envolvente.
Iniciada a actividade, instalou-se a euforia! Cambalhotas, saltos, voltas e mais voltas foram dados dentro daquela gigante insuflável ao dispor dos meninos. Constatou-se a alegria naquelas caras com sorrisos escancarados de felicidade, que motivaram o prolongamento da actividade por mais meia hora. “Que fixe!”, diziam eles…
Chegada a hora do almoço, e depois de muito se ouvir “Tenho fome, quando vamos comer?!”, o grupo, já revestido de um tímido cansaço, ocupou um espaço do parque de merendas e fez daquele seu pic-nic – carinhosamente preparado pelas senhoras cozinheiras da Associação! – um momento único de convívio e partilha, característicos de uma grande, mas unida família.
Depois de reconfortado o estômago e restabelecidas as forças, houve lugar a um relaxante passeio pela área do Parque, que é um belíssimo e imponente pinhal bravo.
Chegada a hora da actividade radical da tarde, e depois de uma entusiasmada e inofensiva perseguição fotográfica a um sardão (lagarto com 30 a 40 cm) que se aquecia ao sol, todos se dirigiram para o ponto de encontro do “slide 350 metros” para, assim, experimentarem uma subida de adrenalina provocada por aquela descida rápida e emocionante.
A seguir a uma breve explicação por parte do monitor da actividade sobre os procedimentos de segurança a seguir… lá foram, um a um, os radicais e eufóricos rapazes, descendo ao longo daqueles 350 metros de slide e lançando gritos ao vento, como “Via Nooova” ou “Vila Reaaal”! Alguns até repetiram a dose!
Terminada a jornada no Diverlanhoso, chegou a hora de partir em direcção a casa, fazendo ainda uma breve visita à cidade de Fafe. Nesta cidade, conhecida como “Sala de Visitas do Minho”, o grupo da Via Nova teve a oportunidade de comemorar e avaliar o dia com o bom e nutritivo lanche no “Parque Cidade de Porto Seguro” (Fafe), parque florestal com uma frondosa e diversa vegetação.
Em casa (Vila Real), onde chegaram por volta das 19:00 h, esperava-os o jantar preparado com a dedicação e carinho da D. Celeste.
Concluindo, pode dizer-se que foi um dia cansativo, mas cheio de alegria e boa-disposição. De facto, foi um caso concreto, entre muitos, que vale a pena estar-se com estes miúdos e lutar pela felicidade e pelo bem-estar deles! Somos uma FAMÍLIA!
Por
Rúben Oliveira-Freitas
e Carlos Ferreira

1 comentário: